Postagens populares

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Triplica número de afetados pelo Clima

Não são apenas os americanos que sofrem com a neve além do normal 

A mídia tem dado muito destaque - com motivos - a forte nevasca que atingiu os Estados Unidos e países da Europa. Mas o número de afetados pelas mudanças climáticas não está restrito a essas regiões. Matéria publicada há cerca de 13 dias no "Jornal Ciência" e no site da Sociedade Brasileira de Metereologia (SBMET) dá conta de que entre 2007 a 2009, triplicou o número de brasileiros afetados por inundações, secas, vendavais e temperaturas extremas. De acordo com o site o aumento mais impressionante ocorreu no item inundações. Em 2009, as enchentes - que em 2007 haviam afetado 1 milhão de pessoas - impactaram 3,2 milhões de brasileiros. No item secas, o salto foi de pouco mais de 750 mil para cerca de 1,8 milhão, e nos desastres com causas eólicas e temperaturas extremas, o número de afetados passou de 200 mil para 800 mil.
As informações foram divulgadas três dias após o fim da Conferência do Clima das Nações Unidas, realizada em Cancún, México.
Por aqui nem é preciso muitos estudos metereológicos para saber como a polulação vem sofrendo com as inundações. A cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo (foto), que é cortada pelo rio do mesmo nome, ainda sofre com as chuvas do final de dezembro.  Nesse caso não relato fatos de "ouvir falar que aconteceu". Conheço muito bem a cidade - terra dos meus pais - Cachoeiro é um vale cortado pelo rio. Se o homem não cuida, não preserva, a água toma! É exatamente isso o que acontece agora. Mais uma cidade para virar estatística no próximo estudo sobre mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!!