Postagens populares

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Enchentes: Rio de Janeiro em 1988.

Município do Rio entra em Estado da Atenção por causa da previsão de chuvas. Quem lembra da chuva de 1988?

Essa está no Twitter: bom ficar de olho na chuva no Rio

Vai sair de casa, leva o guarda-chuva. Já saiu e não levou? Compra na rua. Se possível, tente retornar antes que as nuvens desabem. O Instituto de Metereologia alerta para a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte nas próximas horas.
A palavra "chuva" me lembra o ano de 1988 - se não me engano mês de fevereiro. Foi uma das maiores tragédias que já se viu na cidade. consegui capturar, graças ao Google e internet, algumas das imagens e vídeos daquela época. A frente da prefeitura estava Saturnino Braga. Depois dele, claro, outros vieram. Mas para desespero da população, o drama ainda mesmo e nem adianta culpar São Pedro!!! Há imagens de outras tragédias como as chuvas de 1966, onde um dos irmãos do escritor Nelson Rodrigues, morreu,  junto com a familia.
Não sei porque me veio à mente agora a tragédia do Bateau Mouche.



Vou postar esse material para que as autoridades não deixem mais que tais dramas venham a acontecer novamente. Sera???!!!! Só nos resta torcer.
   

E janeiro começa com mortes e desabamentos por causa da chuva

Já vimos esse filme antes!!!!

E janeiro de 2011 começou como tem sido nos últimos anos: desabamentos, mortos e feridosporr causa da chuva. Voltou a chover forte em Petrópolis, na Região Serrana no Rio, no início da tarde de hoje. A chuva forte já matou duas crianças na comunidade de Mata Cavalo, em Araras.
De acordo com a prefeitura de Petrópolis, uma outra criança segue desaparecida e cinco pessoas da mesma família foram resgatadas com vida. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros seguem trabalhando no local.
Enquanto no Sudeste a chuva faz estragos no Sul do país o poblema é a seca.
Chega a três o número de cidades que decretaram situação de emergência por causa da estiagem no Rio Grande do Sul, até agora. Segundo a Defesa Civil Estadual, além de Candiota e Pedras Altas, que já haviam expedido decreto, a cidade de Barão do Cotegipe também emitiu a notificação.
A população também sofre com a falta d'água em pelo menos mais três cidades: Bagé, Herval e Lavras do Sul.
Em Bagé, um regime de racionamento de água  está em vigor. A cada 12 horas, moradores alternam períodos de fornecimento e não fornecimento de água. Em Herval, a população também sofre com os efeitos da seca. A Defesa Civil Estadual afirma que já recebeu uma Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) na cidade.
Em Candiota, a Defesa Civil distribui água à população na zona rural com o uso de caminhões-pipa e pelo menos 200 famílias são afetadas, segundo a Defesa Civil municipal. A prefeitura estima perdas de R$ 3,6 milhões nas produções agrícola e pecuária. Na cidade de Pedras Altas, município vizinho, também muitas famílias no interior sofrem sem conseguir alimentar o gado e cultivar as lavouras.
O resultdo desse "destempero climático" pode ser falta de comida na mesa do brasileiro.
Em Bagé, um regime de racionamento de água  está em vigor. A cada 12 horas, moradores alternam períodos de fornecimento e não fornecimento de água. Em Herval, a população também sofre com os efeitos da seca. A Defesa Civil Estadual afirma que já recebeu uma Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) na cidade.
Em Candiota, a Defesa Civil distribui água à população na zona rural com o uso de caminhões-pipa e pelo menos 200 famílias são afetadas, segundo a Defesa Civil municipal. A prefeitura estima perdas de R$ 3,6 milhões nas produções agrícola e pecuária. Na cidade de Pedras Altas, município vizinho, também muitas famílias no interior sofrem sem conseguir alimentar o gado e cultivar as lavouras.

Volto a dizer: o resultado disso pode ser a falta de alimentação na mesa do brasileiro, independente da região onde mora. Estive no supermercado pela manhã e vi a situação das hortaliças, frutas e verduras. 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cineastas se antecipam ao futuro - Armageddon trailer

Cineastas se antecipam ao futuro - Trailler Oficial de 2012 (Filme)

Cineastas se antecipam ao futuro - "O Dia Depois de Amanhã" - Aquecimento global

Más notícias

Aquecimento causará aumento de alergias e doenças
Fonte: www.mudancasclimaticas.andi.org.br

Essa é para deixar a todos preocupados. A matéria - na íntegra - setá no site  www.mudancasclimaticas.andi.org.br. Posto aqui a parte que mais me chamou  atenção.
"As mudanças climáticas terão efeitos indiscutíveis na saúde, como o aumento das alergias e doenças transmitidas por mosquitos, e o aumento de problemas intestinais ligados à falta de água, advertiram nesta sexta-feira (19) em Paris especialistas em clima e saúde."Em 2050, um em cada dois verões (hemisfério norte) se assemelhará à onda de calor de 2003", que na França causou a morte de milhares de pessoas, indicou o diretor da Agência Sanitária do Meio Ambiente e do Trabalho (AFSSET), Dominique Gombert. Segundo ele, já é possível prever que o aumento das temperaturas durante o verão provocará um forte avanço da mortalidade entre as pessoas mais velhas, ou frágeis."
Os cineastas e roteiristas de Hollywood já cantado a pedra.

O Clima ficou louco - Imagens que marcaram 2010 - Erupção de vulcão na Islândia provoca caos aéreo na Europa

O Clima ficou louco - Imagens que marcaram 2010 - Frio na Europa

O Clima ficou louco - Imagens que marcaram 2010 - la peor nevada de washington DC

O Clima ficou louco - Imagens que marcaram 2010 - Chuvas em Muqui - ES

O clima ficou louco - Imagens que marcaram 2010 - Chuvas em Cachoeiro do Itapemirim

Imagens que marcaram 2010

O clima ficou louco!!!!!

Algumas imagens marcaram o ano que passou. Selecionamos algumas. Ajude o mundo a não ver essas cenas novamente.
 

Triplica número de afetados pelo Clima

Não são apenas os americanos que sofrem com a neve além do normal 

A mídia tem dado muito destaque - com motivos - a forte nevasca que atingiu os Estados Unidos e países da Europa. Mas o número de afetados pelas mudanças climáticas não está restrito a essas regiões. Matéria publicada há cerca de 13 dias no "Jornal Ciência" e no site da Sociedade Brasileira de Metereologia (SBMET) dá conta de que entre 2007 a 2009, triplicou o número de brasileiros afetados por inundações, secas, vendavais e temperaturas extremas. De acordo com o site o aumento mais impressionante ocorreu no item inundações. Em 2009, as enchentes - que em 2007 haviam afetado 1 milhão de pessoas - impactaram 3,2 milhões de brasileiros. No item secas, o salto foi de pouco mais de 750 mil para cerca de 1,8 milhão, e nos desastres com causas eólicas e temperaturas extremas, o número de afetados passou de 200 mil para 800 mil.
As informações foram divulgadas três dias após o fim da Conferência do Clima das Nações Unidas, realizada em Cancún, México.
Por aqui nem é preciso muitos estudos metereológicos para saber como a polulação vem sofrendo com as inundações. A cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo (foto), que é cortada pelo rio do mesmo nome, ainda sofre com as chuvas do final de dezembro.  Nesse caso não relato fatos de "ouvir falar que aconteceu". Conheço muito bem a cidade - terra dos meus pais - Cachoeiro é um vale cortado pelo rio. Se o homem não cuida, não preserva, a água toma! É exatamente isso o que acontece agora. Mais uma cidade para virar estatística no próximo estudo sobre mudanças climáticas.

Tempo chuvoso no Rio tem explicação

E vai continuar chovendo!!!!!

Para desespero dos turistas e infelicidade dos adoradores do sol, como eu, o clima vai permanecer assim por um bom tempo ainda. Pesquisei e descobri a resposta fora do Rio de Janeiro.  De acordo com o site do Centro de Monitoramento de Tempo, do clima e dos Recursos Hídricos do Mato Grosso do Sul (Centec) o tempo no Sudeste ainda vai permanecer sujeito a chuvas e trovoadas.
Isso porque a região Sudeste do Brasil deverá registrar no verão de 2011 um número de tempestades severas – formadas por altas descargas atmosféricas (raios), ventos fortes e chuvas intensas – maior do que a média dos últimos três anos. O alerta é dado pelo coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Osmar Pinto Júnior.  
De acordo com a matéria publicada no site do Centec "a previsão é baseada em um algoritmo utilizado pelos pesquisadores do Inpe que, na última década, teve uma média de acerto de 80%, prevendo corretamente as condições climáticas em oito dos dez anos analisados".

Tempo feio no Rio

Chove, Chuva

Quando eu era criança a gente ficava sabendo da previsão do tempo pelo jornal (impresso) ou pelo rádio  Agora, na era multimídia, é mole acessar sites especializados. A previsão do tempo para o Rio de Janeiro não me parece nada agradável. Pelo menos não para quem gosta de praia, marzão verde, temperatura quente. Segundo o site Climatempo a semana toda no Estado do Rio de Janeiro será de chuva e sol aparecendo entre nuvens.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Água cara

Os franceses dão valor á água

Por conta dessa questão da água, lembrei de um fato que retrata o valor que cada país dá a água que consome. No final da década de 70 - precisamente em 1979, minha mãe esteve em Paris. Quando chegou comentou que os franceses pagavam muito caro pela água. Mais de 30 anos depois escuto o mesmo discurso de um amigo jornalista, recém-chegado doaatntl na cidade-luz.

Água de beber

Não é novidade, mas é bom lembrar

O que vou postar não é novidade alguma, mas somente nos últimos anos o fato tem começado a preocupar as autoridades. Cerca de 80% de todas as doenças no mundos são causadas por água contaminada e falta de saneamento.
Em pouco tempo a foto ao lado será uma relíquia da era remota que havia ainda no mundo "água de beber".   

Imagens que mancharam o verde em 2010

2010: o ano  em que o Planeta se rebelou

Em 46 anos de vida jamais havia percebido o planeta com um clima tão conturbado.  E olha que desde pirralha sempre "amei" ver a chuva e os relâmpagos e ouvir o barulho provocado pelas trovoadas. Mas atualmente as coisas parecem estar fora do controle: tsunamis acontecem com uma frequência assustadora e dizimam populações inteiras. Terremos, maremotos, vulções, tempetades tropicais. O clima se descontrolou.
Consequência das loucuras comandadas pela mão do homem. Constrói aqui; derruba ali; desmata lá. É hora não apenas de pensar no que fazer, mas principalmente de colocar em prática formas concretas de minimizar os problemas até agora causados. Isso se quizermos deixar algo de bom para as próximas gerações!